quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Plêiades e Tautoplêiades

Plêiades - conjunto aglomerado de estrelas localizado na constelação de Touro, também conhecido por outros nomes: sete irmãs.

As nove estrelas mais brilhantes nas Plêiades têm os nomes das Sete Irmãs da Mitologia Grega: Asterope, Mérope, Electra, Celeno, Taigete, Maia e Dríope, junto com seus pais, Atlas e Pleione. Como filhas de Atlas, as híades eram irmãs das Plêiades, reconhecido também como Subarú no Japão e M45 pela classificação do Método Messier. Charles Messier mediu a posição do aglomerado e incluiu-a como M45 no seu catálogo de objetos semelhantes a cometas.

Imagem: capturada através do Google

Seis dessas estrelas podem ser vistas a olho nu. Pode-se calcular mais de 500 estrelas pertencentes a esse grupo estrelar.

As Plêiades podem ser vistas no Inverno do Hemisfério Norte e no verão do Hemisfério Sul.

O núcleo do aglomerado tem um raio de cerca de oito ano-luz e um raio da maré de cerca de 43 anos luz. O aglomerado inclui mais de 1.000 membros confirmados estatisticamente, embora este valor exclua estrelas binárias não resolvidas. É dominado por jovens e quentes estrelas azuis, sendo que 14 podem ser vistas a olho nu dependendo da observação e das condições locais. O arranjo das estrelas mais brilhantes é algo semelhante à Ursa Maior e Ursa Menor.

Plêiades em poemas

Septilha criada em 1999, por Craig Tigerman, é uma forma fixa com título obrigatório, constituído de apenas uma palavra seguido de sete versos iniciados pela mesma letra do título. Em contraponto a essa fixidez, versos livres.
O título (obrigatório) deve conter apenas uma palavra.
Os sete versos devem começar com a letra inicial do título.

Tautoplêiades

É a junção dos dois tipos poéticos abaixo: tautograma e plêiade.

Tautograma
É uma composição poética na qual TODAS as palavras iniciam pela mesma letra.

Plêiades
Criada em 1999, por Craig Tigerman, é uma forma fixa com título obrigatório, constituído de apenas uma palavra seguido de sete versos iniciados pela mesma letra do título. Em contraponto a essa fixidez, os versos serão livres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário