segunda-feira, 2 de julho de 2012

O que é um Poetrix?


No dia 9 de janeiro de 2010, às 15h16min, em um dos meus blogs, Goulart Gomes (o Pai do Poetrix), postou um comentário, agradecendo-me o texto abaixo. À época, ofereceu-me um poetrix.
Goulart Gomes disse...

Muito grato pelo texto, Sílvia. Um poetrix para você:

consulesa

se és causa e efeito
não me importo
eu sou o meio


No dia 6 de março recebi outro e-mail do referido autor, convidando-me para participar da Antologia Poetrix 4 Terra. Tive a felicidade de ver nove Poetrix selecionados para a referida obra, que será lançada na Bienal em São Paulo - 2010.

***********************

O POETRIX é modalidade de poesia minimalista criada por Goulart Gomes, nascido em Salvador da Bahia, em 1º de maio de 1965. Professor, Mestre e Doutor em Literatura, autor de inúmeros livros/Ensaios de Literatura e Diretor/Professor da oficina literária mais antiga do Brasil, o autor obteve 65 prêmios em concursos de poesia, prosa e festivais de música e participou de 48 coletâneas publicadas no Brasil, Cuba, Espanha, USA, Itália, França e Coréia do Sul, possuindo trabalhos divulgados em diversos países. Atualmente é o Coordenador Geral do Movimento Internacional Poetrix. Como editor alternativo propiciou a publicação de 53 livros e coletâneas de novos autores.

Muitas pessoas criam frases ou provérbios, separam-nos em três linhas e pensam ter criado POETRIX. Não é assim... O POETRIX requer um talento específico, pois como poesia em síntese carrega, em poucas sílabas poéticas, dispostas em somente três versos, um enredo “por inteiro”. Abrilhantado por ricas metáforas, expõe um fato social, uma história de amor ou desamor, um sonho ou pesadelo, uma ilusão ou desilusão, entre outros. O poder do título carrega a essência dos versos, aos quais se proíbem as orações coordenadas, as conjunções adversativas e as rimas forçadas. O pensamento que subjaz implícito nos versos do POETRIX, expõe mais do que o explícito.

Cognominado "poeminha da Internet" o POETRIX acompanha as características do mundo virtual, onde tudo é muito rápido, dinâmico, objetivo, conciso e fugaz. Mas, nem por isso, deve ser “abortado” e considerado inferior às demais modalidades poéticas. Ao contrário, faz-se mister conceber e parir o POETRIX, da mesma forma que ocorre com as demais criações poéticas. O processo criativo requer: inspiração, dom, competência e hábil individualidade, aliados a um exercício contínuo, sem o qual tudo se queda a uma mesmice modorrenta e embolorada. O POETRIX precisa de tudo isso e nada mais do que isso. Salienta-se, contudo: é muito mais fácil errar em 3 linhas do que em 300, 3.000 ou 30.000. Notam-se erros crassos, persistentemente.

Para explicar o POETRIX em POETRIX criei, em 11 de março de 2009:

terceto em conceito

momento poético
em síntese e ápice:
poetrix


POETRIX vem, POETRIX vai, criaram-se a partir do grupo virtual POETRIX (literatrix-subscribe@yahoogrupos.com.br), variações para o novel estilo, denominadas de “Formas Múltiplas do Poetrix”. Entre essas, surgem os duplix, triplix, multiplix (criações coletivas estruturadas por dois ou mais poetrix, de acordo com as palavras que lhes deram origem), clonix (gerado a partir de outro), graftix (ilustrado), concretix (concreto) e cirandas (séries temáticas).

No plural, a palavra POETRIX não se altera e os praticantes do estilo são chamados de POETRIXTAS.

Não se pode olvidar: POETRIX não é HAIKAI e muito menos uma frase tripartida.

A seguir, a evolução do POETRIX, de acordo com o Movimento Poetrix.

INICIALMENTE, o MANIFESTO DO POETRIX foi concebido da seguinte forma:

1. No POETRIX, o título é desejável, mas não exigível. Ele exerceria uma função de complementaridade ao texto, Definindo-o ou sendo por ele definido (depois, o título passaria a ser uma exigência).

2. Não existe rigor quanto ao número de sílabas, métrica ou rimas no POETRIX, mas o uso do ritmo e da similaridade sonora das palavras, sim (depois, foi estabelecido o limite de 30 sílabas métricas).

3. O uso de metáforas e outras figuras de linguagem são uma constante no POETRIX, assim como a criação de neologismos.

4. A interação autor/leitor deve ser provocada através da subliminaridade do POETRIX.

5. O POETRIX é necessariamente uma arte minimalista, ou seja, procura transmitir a mais completa mensagem com o menor número de palavras.

6. O POETRIX considera Passado, Presente e Futuro numa só dimensão: TEMPO, podendo ser utilizado indistintamente.

7. No POETRIX o observador (autor), as personagens e o fato observado podem interagir, criando condições suprarreais ou ilógicas ("non sense").

POSTERIORMENTE, algumas regras para a realização do POETRIX sofreram mudanças, passando-se a exigir o título e um máximo de trinta sílabas poéticas.

Sites relevantes sobre o POETRIX:
Site de Goulart Gomes: http://www.goulartgomes.com
Site do Movimento Poetrix: http://www.movimentopoetrix.com

No mais, ADORO escrever e ler POETRIX.
Gosto tanto, que o nome do meu Rottweiler é Poetrix! rsrsrs

Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz. O que é um poetrix? Poetas e Escritores do Amor e da Paz, Rio de Janeiro. Disponível em: http://silviamota.ning.com/group/teorialiterria/forum/topics/o-que-e-um-poetrix. Publicado em: 16 jul. 2009, 12h25 (Site da Magriça). Reeditado.



Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário